![](https://static.wixstatic.com/media/d978d9_a6739755b8c44a769d105142e2d43c6c~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/d978d9_a6739755b8c44a769d105142e2d43c6c~mv2.jpg)
Hoje, eu quero falar sobre motivações. O que são motivações? São impulsos internos que nos levam a tomar uma determinadas atitudes. Elas estão intimamente ligadas aos nossos interesses e intenções. Ou seja, por melhores que sejam suas atitudes, nem sempre, elas expressam sua verdadeiras intenções. Mais cedo ou mais tarde, elas virão à tona, ou serão o seu destino! Por isso, tome muito cuidado!
Sabia que muitas vezes nos tornamos reféns das motivações dos outros? A resultante disso pode ser uma decepção, principalmente quando depositamos nossas esperanças em pessoas ou em grandes instituições. Mas o que determina o fim dessa história é a nossa atitude diante das provocações e perdas.
Vou citar um exemplo clássico deste tipo de relação: Saul e Davi.
1 Samuel 18.17 a 19: “Disse Saul a Davi: Eis aqui Merabe, minha filha mais velha, que te darei por mulher; sê-me somente filho valente e guerreia as guerras do SENHOR; porque Saul dizia consigo: Não seja contra ele a minha mão, e sim a dos filisteus. Respondeu Davi a Saul: Quem sou eu, e qual é a minha vida e a família de meu pai em Israel, para vir a ser eu genro do rei? Sucedeu, porém, que, ao tempo em que Merabe, filha de Saul, devia ser dada a Davi, foi dada por mulher a Adriel, meolatita.”
Queridos, Saul era uma pessoa totalmente perturbada. Ele armou uma cilada para Davi, porque se sentia ameaçado por ele. Saul não estava preocupado em vencer a guerra, ele queria, na verdade, era matar Davi. A intenção não tinha nada a ver com o discurso!
Davi foi para a guerra, deu o melhor de si, arriscou sua vida e o que aconteceu? Em vez de receber a filha de Saul, que era a recompensa por sua fidelidade ao rei, viu Saul entregando-a para outro!
Quantas vezes, Satanás já preparou armadilhas semelhantes para você? No trabalho, na família ou no casamento?
10, 20, 30 anos de casado, ou até mais... Você orou, se preparou, conquistou, sonhou, desejou, construiu... para vê-lo com outra... Ou Tantos anos de dedicação e fidelidade, para você, simplesmente, ouvir da sua esposa: "Eu não te amo mais!".
Ou, então, você se dedicou ao trabalho, mas do que se dedicou à própria saúde.... Fez horas extras, deu o seu melhor, investiu seu tempo, investiu dinheiro em formação, para, sem nenhum tipo de explicação, ser mandado embora.
Essa frustração que sentimos é o terreno fértil para o inimigo agir e abalar a nossa fé, despertando o pior de nós! Ele quer te mostrar que ser errado vale a pena, e que ser honesto é perda de tempo!
Você vai à igreja, mas deixou de ter sonhos, de ter fé. É algo tão sutil que você nem percebe. Primeiro, você deixa de se relacionar com as pessoas que te levam para mais perto de Deus. Depois, deixa de ir à igreja, deixa de ouvir louvores, deixa de orar... e corta, literalmente, sua relação com o Senhor.
Saul era inimigo de Davi. Imagine o homem “mais poderoso” da terra estar contra você. Mas ele não quer somente te deixar humilhado, quer te matar, te destruir! Sabe qual era o problema de Davi? Ser bom em tudo. Isso incomodava Saul.
Davi, no meio de tanta injustiça, em vez de abandonar tudo, ficou mais confiante e mais motivado: "Isso aconteceu, porque Deus permitiu e Ele tem o melhor mim! No tempo certo, eu vou colher os meus frutos!".
E foi assim mesmo... Saul armou outra armadilha para envergonhar Davi, mas em forma de desafio: "Se você trouxer 100 prepúcios dos filisteus, te darei minha outra filha.".
Que desafio necessário! Para isso, Davi tinha que matar 100 filisteus! Com certeza, na cabeça de Saul, Davi morreria ou não conseguiria nem a metade...
Mas sabe o que Davi fez? Foi à luta e conseguiu 200, o dobro! Davi não era um cara cheio de crises e melindres. Ele não deixou nada abalar suas motivações! Pelo contrário, mostrou quem ele realmente era: um guerreiro! Ele foi honrado e, o melhor de tudo, a outra filha de Saul o amava verdadeiramente!
Quando tirarem tudo o que você tem, faça o dobro! Deus é contigo e Ele te justificará!
1 Coríntios 15.58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”.
Que a sua motivação seja agradar ao Senhor! Dessa forma, você nunca será frustrado ou envergonhado.
Pensem nisso!
Comentários